Na manhã desta terça-feira (21/1), a governadora em exercício Celina Leão (PP) realizou a segunda entrega da distribuição dos kits de sementes disponibilizados pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) às famílias de agricultores assentados. A entrega aconteceu na Ceasa e faz parte do programa Brasília Verde de Agricultura Urbana e Periurbana.
Foram entregues 480 kits, no valor de R$1.100 cada um, para 30 famílias. A governadora em exercício declarou, em seu pronunciamento, que este é um incentivo importante, que passa por manutenção contínua, uma vez que, após a colheita, as frutas e verduras são compradas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para que sejam distribuídas aos alunos da rede pública. “Esse é um programa que nós temos muito orgulho porque ele é autossustentável e nós temos todo um acompanhamento por parte da Emater e da Secretaria de Agricultura”, disse. “Nós sabemos que muitos deles (agricultores familiares) não têm condição de comprar adubo e semente, e nós não podemos deixar essas pessoas sem condições de investir no campo” completou.
A entrega dos kits de sementes ocorre em um momento estratégico para a produção rural no DF que é o início da segunda safra. O período ocorre após a colheita da primeira safra e permite aos agricultores utilizarem o mesmo terreno para plantar novamente no mesmo ano agrícola.
Todos os beneficiários são agricultores em situação de vulnerabilidade que pertencem a associações vinculadas à Federação dos Pequenos Produtores Rurais do DF (Feprorural). A entrega priorizou unidades chefiadas por mulheres e cadastradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou CadÚnico.
O secretário executivo da Seagri, Pedro Paulo Gama, lembrou que, em 10 de janeiro, o GDF realizou a primeira entrega dos insumos. “Hoje, nós estamos comemorando mais uma entrega de adubos e fertilizantes para a nossa produção de agricultura. A gente sabe as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais. Quando é época de sol, há seca, e quando é época de chuva, chove para valer. Mas a Seagri está de portas abertas e sempre de mãos dadas para vencer essas dificuldades junto aos trabalhadores”, declarou.
O secretário ressaltou que a pasta tem trabalhado, continuamente, em projetos de fortalecimento e de apoio à agricultura familiar. “Nós atuamos não só na questão de insumos, mas também na construção de galpões de comercialização. Estamos com uma licitação para a construção de novos galpões neste ano”, anunciou.
Os pacotes agrícolas entregues aos produtores são compostos de adubo, calcário e ureia. Os suprimentos são fundamentais para aumentar a produtividade das lavouras, garantir colheitas mais saudáveis e levar segurança alimentar às famílias.
Os kits foram adquiridos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) com recursos de R$ 594 mil, provenientes de emendas parlamentares dos deputados distritais Paula Belmonte e Pepa.