O AMOR ESTÁ NO AR

Orcas são flagradas dando "beijo de língua" pela primeira vez na natureza

Comportamento conhecido como "mordiscar a língua" só havia sido observado em espécimes sob cuidados humanos

Orcas são vistas durante beijo -  (crédito: Reprodução/Allison Kelly Estevez e Michael Estevez)
Orcas são vistas durante beijo - (crédito: Reprodução/Allison Kelly Estevez e Michael Estevez)

Cientistas registraram um momento romântico entre duas orcas no mar da Noruega. As imagens feitas durante um mergulho mostram o casal trocando beijos “de língua” ao longo de quase dois minutos. A interação, filmada por uma câmera GoPro, foi descrita como "episódios repetidos de contato oral suave, cara a cara" em artigo publicado na revista Oceans.

Essa é a primeira vez que o comportamento, conhecido como “mordiscar a língua”, é observado em espécimes selvagens. Até então, a interação havia sido observada apenas em orcas sob cuidados humanos, o que levou cientistas a pensarem que o hábito era resultado da criação em cativeiro. 

Em entrevista à Live Science, o pesquisador Javier Almunia, autor do estudo, afirmou que a prática de mordiscar a língua é extremamente rara. "Tratadores de orcas em diversas instalações estão cientes do comportamento, mas sua prevalência é extremamente baixa — pode aparecer e não ser observado novamente por vários anos", explica. 

No zoológico Loro Parque, nos Estados Unidos, a interação pôde ser observada em 2013.  "Um indivíduo projetou a língua enquanto o outro fazia movimentos suaves de mordiscar", explicam os autores. Funcionários do local também flagraram interações semelhantes entre baleias-beluga. 

A aparição na natureza reforça a hipótese de que esse beijo faz parte do comportamento natural das orcas. "Esse comportamento parece servir a propósitos afiliativos e pode desempenhar um papel no reforço de laços sociais ou na resolução de conflitos, semelhante aos comportamentos de higiene ou reconciliação em outras espécies altamente sociais", explica o pesquisador. Almunia destaca, no entanto, que ainda não é possível dizer a função desse hábito com precisão.  

Outro estudo publicado neste mês mostrou outro comportamento curioso das orcas. A pesquisa disponível na Current Biology mostra que elas utilizam algas marinhas para esfregar a pele. A planta é colocada entre o corpo de duas orcas, que se esfregam uma na outra. Cientistas acreditam que a prática pode ser uma forma de manutenção ou higiene da pele. 

 

postado em 01/07/2025 20:16
x