
As compras em sites internacionais dispararam após o fim da "taxa das blusinhas", como era chamado o imposto de 20% sobre importações de até US$ 50. A medida, que zerou o tributo em maio, elevou o volume de encomendas de uma média de 15,4 milhões para 20 milhões já no primeiro mês.
O número continuou a crescer, atingindo 28 milhões em junho e se estabilizando acima de 26 milhões em julho e agosto. Em valores, as compras passaram de uma média de US$ 308 milhões mensais, entre janeiro e abril, para US$ 520 milhões nos quatro meses seguintes, segundo dados do programa Remessa Conforme.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Leia mais
-
Senado aprova fim da taxa das blusinhas; texto segue para sanção
-
Confederação Nacional do Comércio pede rejeição de MP da taxa das blusinhas
Os levantamentos foram compilados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que representa um dos setores mais afetados pela concorrência de plataformas como Shopee, AliExpress e Shein.
Saiba Mais
A comparação anual evidencia o crescimento. No mês passado, foram 26,5 milhões de remessas declaradas, um volume 74% superior aos 15,2 milhões registrados em agosto do ano anterior. O valor das compras saltou de US$ 294 milhões para US$ 526 milhões, uma alta de 79% no mesmo período.
Indústria nacional cobra isonomia
A Abit utiliza os dados para cobrar equivalência tributária e regulatória entre os produtos nacionais e os importados. A associação afirma que a indústria brasileira compete com mercadorias que recebem tratamento fiscal mais favorável e não seguem as mesmas normas trabalhistas, ambientais e de segurança.
"Essa assimetria já cobra um preço elevado. O aumento das remessas soma-se à forte expansão das importações convencionais e à retração do mercado interno", comenta a entidade.
Como resultado, a produção nacional apresenta queda, com eliminação de empregos e adiamento de investimentos. A associação cita dados do IBGE de julho, que apontam recuo de 6,8% na produção têxtil e de 8,2% na de confecção em relação ao mesmo mês do ano passado.
"Não é razoável oferecer ao produto estrangeiro vantagens que não são asseguradas a quem produz e emprega no país", ressalta a Abit. A entidade conclui que o Brasil caminha na direção contrária a outras economias, que reforçam a fiscalização para proteger suas indústrias.
Com informações da Agência Estado
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Economia
Economia
Economia
Economia
Economia
Economia