ÚLTIMA RODADA

Grêmio goleia rebaixado Sport na Ilha do Retiro e se garante na Sul-Americana

Carlos Vinícius (duas vezes), Gustavo Martins e Cristaldo garantem o 4 a 0 do Tricolor gaúcho na despedida rubro-negra da elite nacional

Carlos Vinícius durante disputa contra quatro jogadores do Leão pernambucano -  (crédito: Foto: Rafael Vieira / Grêmio)
Carlos Vinícius durante disputa contra quatro jogadores do Leão pernambucano - (crédito: Foto: Rafael Vieira / Grêmio)

O Grêmio não tomou conhecimento diante do rebaixado Sport fora de casa e goleou por 4 a 0 na tarde deste domingo (7/12), pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Carlos Vinícius (duas vezes) e Gustavo Martins anotaram os gols na primeira etapa, e Cristaldo deu números finais ao placar no segundo tempo do jogo na Ilha do Retiro, que recebeu um público ínfimo. Afinal, os pernambucanos já estavam rebaixados há quatro rodadas.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Com o resultado, o Imortal chega a 49 pontos, no meio da tabela, e garante vaga na Sul-Americana-2026. O Rubro-Negro, por outro lado, se despede da elite nacional com uma campanha decepcionante: na lanterna, com apenas 17 pontos.

Grêmio avassalador e três gols

Nos instantes iniciais, o duelo parecia se arrastar em um compasso moroso, sem grandes investidas. O Sport buscava impor sua cadência, tentando controlar a posse e arriscar com Paciência e Cariús — este último obrigando Grando a se esticar em uma defesa espetacular. Contudo, bastou o Grêmio acelerar o ritmo para transformar o cenário em um verdadeiro atropelo.

Aos 28 minutos, portanto, um contragolpe fulminante: Cristaldo enxergou Carlos Vinícius livre e serviu o companheiro, que não desperdiçou a chance de inaugurar o marcador. Mal houve tempo para respirar. Dois minutos depois, Edenilson avançou com liberdade pela direita e, com precisão, encontrou novamente Carlos Vinícius, que ampliou com tranquilidade. O clima na Ilha do Retiro azedou de vez, e as vaias da torcida rubro-negra ecoaram intensamente.

Com o Sport atordoado, o Grêmio seguiu pressionando. Amuzu e Cristaldo, aliás, quase transformaram a vantagem em goleada ainda no primeiro tempo. O golpe final veio aos 41 minutos: Gustavo Martins subiu sozinho após cobrança de escanteio e, de cabeça, decretou o terceiro gol gremista, consolidando, assim, a superioridade tricolor em uma etapa inicial de pura eficiência.

Imortal desacelera, mas alcança goleada

O panorama não mudou na volta do intervalo. Com apenas dois minutos, Cristaldo transformou o resultado em goleada. Pavón avançou pela direita e cruzou para outro argentino, o camisa 10, balançar a rede de primeira. Após o quarto gol, a equipe gaúcha trocou passes no campo ofensivo e seguiu com pressão sobre o Sport, que se manteve inerte.

Em uma rara chegada dos anfitriões, Léo Pereira obrigou Grando a fazer boa defesa. Mas parou por aí. Os times apostaram nas substituições para rodar o elenco. Os visitantes, satisfeitos com o triunfo, tiraram o pé do acelerador, e administraram a confortável vantagem até o apito final.

SPORT 0x4 GRÊMIO
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Data e horário: 7/12/2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Público total: 3.339
Renda: R$ 88.755,00
Gols: Carlos Vinicius, 28’/1ºT (0-1); Carlos Vinicius, 30’/1ºT (0-2); Gustavo Martins, 41’/1ºT (0-3); Cristaldo, 2’/2ºT (0-4)
SPORT: Caíque França; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Lucas Cândido (Rafinha, intervalo) e Igor Cariús (João Silva, 26’/1ºT); Lucas Kal, Pedro Augusto, Lucas Lima e Matheusinho (Léo Pereira, intervalo); Romarinho (Chrystian Barletta, 14’/2ºT) e Gonçalo Paciência (Sérgio Oliveira, 14’/2ºT). Técnico: César Lucena.
GRÊMIO: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon (Lucas Esteves, 20’/2ºT); Edenilson (Camilo, 20’/2ºT), Cuéllar e Cristaldo; Amuzu (Willian, intervalo), Alysson (Pavón, 38’/1ºT) e Carlos Vinicius (André, 31’/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões Amarelos: Pedro Augusto (SPT); Alysson, Amuzu, Cuéllar, Camilo (GRE)

  • Google Discover Icon
RJ
postado em 07/12/2025 20:06
x