
O jovem influenciador de direita Charlie Kirk, um importante aliado do presidente americano, Donald Trump, morreu nesta quarta-feira (10/9), ao ser baleado em um evento público em uma universidade dos Estados Unidos, aos 31 anos. Kirk chegou a ser levado ao hospital por seguranças particulares e passou por uma cirurgia, mas acabou não resistindo ao grave ferimento na altura do pescoço.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"O Grande, e até mesmo Lendário, Charlie Kirk está morto", publicou Trump na rede Truth Social, acrescentando: "Ele era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós".
Uma gravação registrou o exato momento em que Kirk foi baleado (veja abaixo). As imagens viralizaram nas redes sociais.
Um vídeo do local dos fatos mostra Kirk falando sob uma tenda em frente a milhares de pessoas, quando se ouve o som de um único disparo. Kirk cai em sua cadeira e gritos de pânico são ouvidos entre o público.
Christine Nelson, da polícia da Utah Valley University, confirmou que "houve disparos" e pediu "às pessoas que permaneçam em suas casas". Um porta-voz da polícia disse ainda que um suspeito chegou a ser detido, mas não foi apontado como autor do ataque. Até a última atualização desta reportagem, as autoridades continuavam a busca pelo atirador.
O ex-congressista de Utah Jason Chaffetz, que estava presente no evento, disse à Fox News que o disparo ocorreu durante uma sessão de perguntas e respostas.
"A primeira pergunta foi sobre religião. Ele falou por cerca de 15, 20 minutos. A segunda pergunta, curiosamente, foi sobre atiradores transgêneros, atiradores em massa, e no meio disso, ouviu-se o disparo", declarou Chaffetz à emissora, ainda abalado.
Kirk tinha uma enorme influência na política dos Estados Unidos e contribuiu para o aumento do apoio a Trump entre os eleitores mais jovens, um dos fatores-chave no retorno do republicano à Casa Branca. Era casado e deixa dois filhos. Ele ficou conhecido nos Estados Unidos por fundar a organização conservadora Turning Point USA, presente em universidades e escolas de todo o país.